NeoVitae Centro de Reprodução

33 3273.1706

FIV - Fertilização In Vitro

A FIV é popularmente conhecida como o método do “Bebê de Proveta” sendo o procedimento de Reprodução Humana Assistida mais realizado no mundo.


Consiste em estimular a ovulação, coletar os óvulos do ovário, fertilizá-los em laboratório com os espermatozoides previamente preparados e transferir os embriões formados e selecionados para o útero, viabilizando e aumentando as chances de gravidez.


O Tratamento


O tratamento é iniciado com uso de hormônios (hormônio folículo estimulante) para estimular o crescimento de um grande número de folículos, onde estão os óvulos. Durante este período, acompanhamos o crescimento dos folículos por ultrassonografia e exames de sangue, para avaliar a melhor dose a ser usada e evitar efeitos colaterais. Quando os folículos atingem o tamanho adequado, induzimos a maturidade dos óvulos com hormônios, para permitir a coleta de óvulos maduros a serem utilizados.


A coleta dos óvulos é feita sob sedação para que não haja dor e a coleta é feita por uma fina agulha guiada por ultrassom. O procedimento dura aproximadamente 10 minutos. No mesmo dia são colhidos os espermatozoides que, em seguida, são preparados para serem selecionados. Um espermatozoide selecionado é colocado diretamente dentro do óvulo maduro para que haja a fertilização. Essa técnica é chamada de Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide (ICSI).


No dia seguinte avaliamos quantos foram fertilizados e esses são mantidos em cultura, em incubadoras especiais que mantêm a temperatura e o ambiente ideal para o desenvolvimento adequado dos embriões. Os embriões são mantidos nas incubadoras até o momento da transferência para o útero. Esse momento varia de acordo com cada paciente e pode ser de 2 a 5 dias. No dia da transferência, é selecionado 1 a 4 embriões que serão transferidos para o útero através de um cateter muito macio e suave. Os demais embriões de boa qualidade são congelados.


Quatorze dias após a coleta dos óvulos realiza-se o teste de gravidez.


A FIV é indicada nos casos de doença tubária, fator masculino grave, endometriose, falha em outros tratamentos, infertilidade não explicada e idade feminina avançada.


Quais são as chances de sucesso da fertilização in vitro?


A chance de uma FIV resultar em gravidez é em média de 20 a 55% por tentativa, dependendo, principalmente, da idade da paciente.


Em pacientes abaixo de 35 anos, as chances de sucesso são de quase 50%, enquanto que em pacientes acima de 40 anos as chances diminuem.


Toda mulher que recorre à Fertilização in Vitro terá gestação múltipla?


Não. Com o aumento das taxas de gravidez, diminuiu-se o número de embriões transferidos, reduzindo a chance de gêmeos para 5% e a de trigêmeos para menos de 1%.